segunda-feira, 8 de julho de 2019

A alimentação no Sistema Cardiovascular

A Importância da alimentação no Sistema Cardiovascular:

Doenças cardiovasculares são as doenças que envolvem a rede de vasos sanguíneos ao redor e que suprimem o coração; manifestadas em pontos finais clínicos de infartação miocárdica e morte súbita.

Os principais fatores de risco são: fumo de cigarros, obesidade, inatividade física, lipídeos sanguíneos e lipoproteínas 

sanguíneas, colesterol LDL elevado, hipertensão, dieta inadequada.

Uma alimentação saudável e equilibrada é capaz de prevenir complicações cardíacas, pois ajuda a controlar a hipertensão arterial, os níveis de colesterol sérico e a obesidade.
 Se tivermos uma alimentação boa a chance de nos livrar de doenças cardiovasculares é de 80 por cento aumentando a nossa a expectativa de vida!!!

Alimentos que não devem ser ingeridos:



Alimentos ricos em gordura saturada e colesterol como: gordura saturada e colesterol como: carnes gordas (principalmente vermelha), carne branca com pele, queijos amarelos, leite integral, camarão, bacon, ovos em excesso, frituras em geral. Sugestão: consuma apenas carnes magras e retire a pele e gordura antes de prepará-las. Grelhe e asse ao invés de fritar. Restrinja o consumo de carnes vermelhas a uma vez por semana e opte por carnes brancas como peixes (salmão, cação, ricos em ômega 3) e aves. Troque o leite integral pelo desnatado e pelo leite de soja. Troque os queijos amarelos pelo branco light.
Alimentos ricos em sódio (principalmente quando há hipertensão associada) como: alimentos industrializados, em conserva, embutidos, enlatados, sal à mesa e adicionado na preparação dos alimentos, shoyo, biscoitos tipo chips salgados. Sugestão: invista em temperos naturais como alho, cebola, salsinha, cebolinha, na hora de temperar os alimentos. Plante-os em um pequeno canteiro. Procure o shoyo light e observe nos rótulos dos alimentos o teor de sódio. Prefira sempre os alimentos frescos aos pré-preparados e instantâneos.
Alimentos excessivamente calóricos: como a obesidade também é um fator de risco importante para doenças cardiovasculares, deve-se evitar ingerir alimentos que engordam como doces, refrigerantes, massas em excesso, frituras e “fast foods”. 

Alimentos que devem ser ingeridos:



Fontes de fibras: frutas, vegetais em geral (principalmente crus), arroz, aveia e cereais integrais.
Alho e cebola: O alho e a cebola inibem a tendência de coagulação do sangue, reduzem o colesterol e ajudam a reduzir a hipertensão arterial.
Soja e derivados: as isoflavonas da soja previnem doenças cardiovasculares Suco de uva: possui resveratrol, que previne doenças cardiovasculares, infarto e derrame.
Suco de tomate, melancia e goiaba vermelha: possuem licopeno, substância que previne complicações cardíacas.
Azeite de oliva virgem: possui ações antiaterogênica, hipotensora e anticancerígena.
Ômega 3: O ômega-3 está presente em vegetais de folhas verdes, em óleos de canola e linhaça, além dos peixes: cavala, salmão, sardinha, arenque, truta e bacalhau.

Cirugias do Coração

A cardiologia é a especialidade responsável por estudar, diagnosticar e tratar as doenças relacionadas ao coração e grandes vasos.  Já a ci...