As doenças Cardiovasculares
DOENÇAS CARDIOVASCULARES

Alguns não podem ser modificados, como a hereditariedade,o sexo e a idade. Contudo outros, podem e devem ser modificados com estilos de vida e medicamentos.
As doenças do coração mais comuns
são :
- Sedentarismo
- Tabagismo
- Stress
- Obesidade
- Hipertensão
- Diabetes
- Colesterol elevado(dislipémia)
TIPOS DE DOENÇAS CARDIOVASCULARES
Pode-se considerar 2 tipos de doenças cardiovasculares: aquelas que apresentam sintomas, como angina ou arritmias cardíacas e aquelas como aterosclerose ou hipertensão, que em geral não apresentam sintomas.
Estes, por serem silenciosos, são motivos para que o indivíduo procure o cardiologista regularmente, principalmente para quem já tem histórico familiar de doenças no coração.
O enfarte agudo do miocárdio e o acidente vascular cerebral (AVC).
Segundo a Organização Mundial de Saúde, são as duas condições a nível mundial mais representativas para a mortalidade cardiovascular.
Algumas doenças Cardiovasculares são provocadas por um excesso de placas de gordura nas artérias, que podem bloquear parcial ou totalmente a passagem do sangue do e para o coração, e que muitas vezes tem como consequência o Enfarte Agudo do Miocárdio, o Acidente Isquémico Transitório, etc.
Por outro lado, o Acidente Vascular Cerebral, é a principal causa de morte em Portugal.
Em Portugal, as principais causas do Acidente Vascular Cerebral, continuam a ser o excessivo consumo de sal e a Hipertensão Arterial elevada.
- Hipertensão;
- Enfarte agudo do miocárdio;
- Angina de peito;
- Doenças nas válvulas cardíacas;
- Doenças cardíacas congénitas;
- Endocardite;
- Arritmias cardíacas;
- Miocardite;
As doenças cardiovasculares em idosos são mais comuns e podem ser resultado dos maus hábitos de vida, como má alimentação, tabagismo ou sedentarismo, hipertensão, aterosclerose (colesterol elevado), etc.
O tratamento das doenças cardiovasculares em idosos deve ser indicado pelo médico assistente, médico de medicina interna, de medicina geral e familar ou cardiologista e tem como objetivo, prevenir o agravamento do problema e a ocorrência de um evento cardiovascular (tais como: Acidente Vascular Cerebral, Enfarte Agudo do Miocardio, etc.).
Os sintomas das doenças cardiovasculares são variáveis e estão normalmente associados ao tipo de doença que o indivíduo tem Normalmente, os sintomas só começam a aparecer em fases em que a doença já está instalada, dificultando a sua prevenção.
Alguns sintomas podem ser: dificuldade em respirar, dor no peito, ndesmaio, alterações no ritmo cardíaco.
Nenhum comentário:
Postar um comentário