quinta-feira, 29 de agosto de 2019

Hipertensão arterial

Hipertensão arterial  (pressão alta)

Hipertensão (pressão alta) acomete pessoas em todas as fases da vida, de todas as classes sociais . Os sintomas costumam aparecer apenas em fases mais avançadas ou quando a hipertensão aumenta de forma abrupta. 

Hipertensão (pressão alta) é uma doença democrática que acomete crianças, adultos e idosos, homens e mulheres de todas as classes sociais e condições financeiras. Popularmente conhecida como “pressão alta”, está relacionada com a força que o sangue faz contra as paredes das artérias para conseguir circular por todo o corpo. O estreitamento das artérias aumenta a necessidade de o coração bombear com mais força para impulsionar o sangue e recebê-lo de volta. Como consequência, a hipertensão dilata o coração e danifica as artérias.Os valores da pressão arterial não são sempre os mesmos durante o dia. Geralmente caem, quando dormimos ou estamos relaxados, e sobem com a atividade física, agitação, estresse.
Considera-se hipertensa a pessoa que, medindo a pressão arterial em repouso, apresenta valores iguais ou acima de 14 por 9 (140mmHg X 90mmHg). Hipertensos têm maior propensão para apresentar comprometimentos vasculares, tanto cerebrais (como AVC)cardíacos (como infarto), doença renal crônica, alterações na visão e impotência sexual.

Sintomas da hipertensão

Hipertensão arterial é doença traiçoeira, só provoca sintomas em fases muito avançadas ou quando a pressão arterial aumenta de forma abrupta e exagerada. Algumas pessoas, porém, podem apresentar sintomas, como dores de cabeça, no peito e tonturas, entre outros, que representam um sinal de alerta.

Tratamento da hipertensão


O objetivo do tratamento deve ser não deixar a pressão ultrapassar os valores de 12 por 8.
Nos casos de hipertensão leve, com a mínima entre 9 e 10, tenta-se primeiro o tratamento não medicamentoso, que é muito importante e envolve mudanças nos hábitos de vida. A pessoa precisa praticar exercícios físicos, não exagerar no sal e na bebida alcoólica, controlar o estresse e o peso, levar vida saudável, enfim.
Como existe nítida relação entre pressão alta e aumento do peso corporal, perder 10% do peso corpóreo é uma forma eficaz de reduzir os níveis da pressão. Por exemplo, a cada 1kg de peso eliminado, a pressão do hipertenso cai de 1,3mmHg a 1,6mmHg em média.
Se o indivíduo tem a pressão discretamente aumentada e não consegue controlá-la fazendo exercícios, reduzindo a ingestão de bebidas alcoólicas e perdendo peso, ou se já tem os níveis mínimos mais elevados (11 ou 12 de pressão mínima), é necessário introduzir medicação para deixar os vasos mais relaxados.
Todos os remédios para hipertensão são vasodilatadores e agem de diferentes maneiras. Os mais antigos, entre eles os diuréticos, por exemplo, se no início fazem a pessoa perder um pouquinho mais de sal e de água, também ajudam a reduzir a reatividade dos vasos. Os mais modernos costumam ser mais tolerados e provocam menos efeitos colaterais.
É sempre possível controlar a pressão arterial desde que haja adesão ao tratamento. Para tanto, o paciente precisa fazer sua parte: tomar os remédios corretamente e mudar os hábitos de vida.

Doenças Cardiovasculares

As doenças Cardiovasculares 

DOENÇAS CARDIOVASCULARES

As doenças cardiovasculares são:

um conjunto de problemas que atingem o coração e os vasos sanguíneos, afetando, geralmente, mais homens do que mulheres, em idades acima dos 50 anos. As doenças cardiovasculares estão associadas a um conjunto de fatores, que se designam habitualmente por fatores de risco.
Alguns não podem ser modificados, como a hereditariedade,o sexo e a idade. Contudo outros, podem e devem ser modificados com estilos de vida e medicamentos.

 As doenças do coração mais comuns

são :
  • Sedentarismo
  • Tabagismo
  • Stress
  • Obesidade
  • Hipertensão 
  • Diabetes
  • Colesterol elevado(dislipémia)

TIPOS DE DOENÇAS CARDIOVASCULARES 

Pode-se considerar 2 tipos de doenças cardiovasculares: aquelas que apresentam sintomas, como angina ou arritmias cardíacas e aquelas como aterosclerose ou hipertensão, que em geral não apresentam sintomas.
Estes, por serem silenciosos, são motivos para que o indivíduo procure o cardiologista regularmente, principalmente para quem já tem histórico familiar de doenças no coração.
enfarte agudo do miocárdio e o acidente vascular cerebral (AVC).
Segundo a Organização Mundial de Saúde, são as duas condições a nível mundial mais representativas para a mortalidade cardiovascular.
Algumas doenças Cardiovasculares são provocadas por um excesso de placas de gordura nas artérias, que podem bloquear parcial ou totalmente a passagem do sangue do e para o coração, e que muitas vezes tem como consequência o Enfarte Agudo do Miocárdio, o Acidente Isquémico Transitório, etc.
Por outro lado, o Acidente Vascular Cerebral, é a principal causa de morte em Portugal.
Em Portugal, as principais causas do Acidente Vascular Cerebral, continuam a ser o excessivo consumo de sal e a Hipertensão Arterial elevada.

  • Hipertensão;
  • Enfarte agudo do miocárdio;
  • Angina de peito;
  • Doenças nas válvulas cardíacas;
  • Doenças cardíacas congénitas;
  • Endocardite;
  • Arritmias cardíacas;
  • Miocardite;
As doenças cardiovasculares em idosos são mais comuns e podem ser resultado dos maus hábitos de vida, como má alimentação, tabagismo ou sedentarismo, hipertensão, aterosclerose (colesterol elevado), etc.
O tratamento das doenças cardiovasculares em idosos deve ser indicado pelo médico assistente, médico de medicina interna, de medicina geral e familar ou cardiologista e tem como objetivo, prevenir o agravamento do problema e a ocorrência de um evento cardiovascular (tais como: Acidente Vascular Cerebral, Enfarte Agudo do Miocardio, etc.).
Os sintomas das doenças cardiovasculares são variáveis e estão normalmente associados ao tipo de doença que o indivíduo tem Normalmente, os sintomas só começam a aparecer em fases em que a doença já está instalada, dificultando a sua prevenção.
Alguns sintomas podem ser: dificuldade em respirar, dor no peito, ndesmaio, alterações no ritmo cardíaco.

Cirugias do Coração

A cardiologia é a especialidade responsável por estudar, diagnosticar e tratar as doenças relacionadas ao coração e grandes vasos.  Já a ci...